Correio Popular Notícia


ALTA FLORESTA
Problemas de energia são discutidos em audiência pública

Data da notícia: 22/10/2013
Foto:

(Da Redação) Por iniciativa do deputado estadual Jean Oliveira (PSDB), a Assembleia Legislativa realizou na última sexta-feira (18), em Alta Floresta do Oeste, uma concorrida audiência pública para discutir a falta constante de energia no município e as rotineiras oscilações que geram prejuízos à população. Ao fazer a abertura da audiência pública, Jean Oliveira, destacou que ?não é possível promover o desenvolvimento sem energia. Alta Floresta cresceu muito e não teve um avanço compatível em sua rede elétrica. Isso tem causado transtornos e prejuízos para toda a população, emperrando o nosso crescimento. Somando-se a isso, houve o incremento da energia no setor rural, com o Luz Para Todos, com novas ligações e sobrecarregando ainda mais o sistema?.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20131022-121.jpg[/IMG] O deputado reforçou que, margeando a cidade, existem cinco Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) instaladas no Rio Branco e uma em construção. ?Parece ironia, o município produzir energia e sofrer com a falta constante de eletricidade nas residências, nas empresas, nos comércios e outros. A cidade tem ainda o prejuízo financeiro, por não ter acesso ao ICMS da distribuição de energia, que fica em Rolim de Moura?.
Jean Oliveira cobrou do procurador da Eletrobras que haja um controle da tensão da corrente elétrica. ?A oscilação constante na rede de energia tem gerado ainda muitos problemas em aparelhos eletroeletrônicos. No campo, com as oscilações e desligamentos, por exemplo, tem afetado os tanques de resfriamento de leite, gerando sérios prejuízos à atividade?, completou.
O prefeito Vantuil também falou sobre o problema. ?Precisamos de um socorro imediato. Aqui, foi manifestado o apoio do deputado Jean Oliveira e da bancada federal, agora é o momento de termos soluções práticas, efetivas e urgentes?, disse. Representando a Associação Comercial de Alta Floresta, Vando Oliveira, disse que ?as perdas para reiniciar máquinas e serviços é muito grande. Pedimos que resolvam os problemas. Nós queremos energia confiável, pois somos daqui e queremos investir na cidade?.
Os dois promotores públicos presentes à audiência pública manifestaram apoio à cobrança da sociedade de Alta Floresta, por energia confiável. O promotor ressaltou ainda que o consumidor que tiver problemas em aparelhos eletroeletrônicos, em decorrência das quedas de energia e oscilações na rede, deve acionar a empresa para ser ressarcido.
O Procurador da Eletrobrás Rondônia, Efraim assegurou que as obras de melhorias no sistema de distribuição e de transmissão, com reforço na rede de Santa Luzia até Alta Floresta, serão feitas a partir do próximo ano. ?A previsão é de que, até 2015, haja o aumento da capacidade de transmissão. O nosso problema aqui em Alta Floresta é de interrupção de energia. O que precisamos é melhorar a rede, pois há energia suficiente, mas temos essa fragilidade?, explicou. Com informações da ALE/RO ? DECOM.

Fonte:






Noticia vista 1378 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.